Nova série de análise: Metodologia Secretarial & Metodologia para o Secretariado



O que é metodologia no contexto do trabalho secretarial? Existem métodos mais adequados para a/o profissional de secretariado? Como os preceitos metodológicos podem auxiliar a/o profissional de secretariado no processo de mensuração de impacto da sua prática profissional? Enquanto líderes e assessores executivos, ao padronizarmos práticas e estabelecermos fluxos, somos metodólogos juniores? É possível falarmos sobre metodologia como eixo que compõe o DNA da/o profissional de secretariado?

Essas e tantas outras questões serão abordadas na nova série de textos "Metodologia Secretarial & Metodologia para o Secretariado", que estará disponível toda sexta-feira, a partir do meio-dia para leitura.

A série surge como uma resposta a uma demanda latente de reflexão das práticas secretariais, profissionais e acadêmicas, via teoria crítica, considerando o cerne de atuação secretarial, bem como seus eixos norteadores — gestão e negócios, e ciência social aplicada. A crítica-dialética é o método central de construção das análises que serão publicizadas.

Você, leitora ou leitor, conseguiu compreender a lógica do último parágrafo? Pois, bem! Está aí outro ponto que trabalharemos na série: o complexo problema do "para quem pesquiso" e "para quem escrevo". Grande questão que perpassa a produção textual no secretariado. Seja nos artigos acadêmicos, como nos textos que produzimos em nossas organizações, por vezes queremos atingir determinado público, mas utilizamos rotas poucas efetivas, ocasionando grandes ruídos comunicacionais.

A série, que utilizará o método crítico-dialético (análises da conjuntura da aplicação de determinada prática — compreendendo os aspectos sociais, culturais e econômicos da e por trás da ação), não focará a crítica no mundo acadêmico secretarial, mas sim explorará as potencialidades do uso da metodologia para otimizar as práticas secretariais, maximizando resultados e garantindo ao profissional maior compreensão de sua ação e do impacto que ela proporciona.

Sendo assim, marque em sua agenda: durante as próximas sextas-feiras, a partir do meio-dia, teremos artigo novo, com discurso adaptado e aplicado, sobre a aplicação dos preceitos da metodologia na prática secretarial — acadêmica e profissional.

Espero que a leitura seja agradável!

Comentários

  1. Agradecida Jeferson Sampaio 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼projeto maravilhoso 🌻🌻🌻

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe conosco a sua opinião.

Postagens mais visitadas