Fases do processo de pesquisa secretarial: a questão da abordagem

Antes de entrarmos mais especificamente na diferenciação dos métodos secretariais e nos parâmetros da metodologia secretarial, precisamos entender que muito do que já fazemos metodologicamente já está teorizado em outros campos do conhecimento, ainda que de modo generalista.

Para saber se o método que você utiliza/utilizará já foi ou não teorizado, você precisará fazer um levantamento bibliográfico. Alguns métodos, por serem mais comuns, acabam sendo facilmente identificados como um método teorizado, você só precisará descobrir quem fez isso, para conseguir compreender os limites de seu uso.

A teoria inicial é fundamental para você encontrar as limitações dos conceitos e do método que quer utilizar. Ela servirá para embasar a sua escolha, não somente para explicar que método você escolheu.

Um erro comum nos trabalhos da área, localiza-se em sinalizar que a pesquisa terá abordagem X e explicar o que é essa abordagem, mas não o sentido dela para a pesquisa em questão. No contexto metodológico, a contextualização do uso do método e da abordagem é precedente. É preciso justificar o motivo que te levou a escolher aquele método e por quais motivos ele melhor se adequa às suas perspectivas teórica e de análise.

Vale dizer ainda que a escolha do método é pessoal e política. O pesquisador pode se posicionar na pesquisa e ele faz isso em diversos momentos, ainda que escreva na terceira pessoa do singular. A escolha da bibliografia é política. A escolha das palavras utilizadas na pesquisa é política. A escolha da rebusques no vocabulário é política. Tenha isso em mente.

Outro ponto relevante que se deve atentar é na delimitação do público-alvo do trabalho. Para quem escrevo? Para quem pesquiso? São perguntas que precisam ser respondidas e contextualizadas na escolha da metodologia adotada. A delimitação pode justificar certas abordagens, inclusive a adoção de um discurso mais coloquial no texto.

 

FASES DO PROCESSO DE PESQUISA SECRETARIAL

Para a realização de qualquer pesquisa, seja de cunho acadêmico ou profissional, é preciso ter bem definido o passo-a-passo que você irá percorrer e ter consciência das escolhas de método que você fará. Para cada pesquisa teremos uma rota que será tomada, ela nos ajudará a alcançar os objetivos que propomos e responder o nosso problema de pesquisa.

Toda pesquisa busca responder um problema, normalmente relacionado a uma demanda humana profissional, no caso do secretariado. Este problema é representado por uma pergunta, uma questão de pesquisa, que será respondida no decorrer do trabalho. Por exemplo: 

  • Em que medida a Covid-19 impactou na atuação do profissional de secretariado?
  • Questão para uma pesquisa que explorará o impacto da Covid-19 na atuação secretarial.

  • Como potencializar os resultados e padronizar as práticas secretariais no âmbito da empresa X?
  • Questão para uma pesquisa profissional que buscará estabelecer fluxos para as atividades secretariais de sua empresa.

  • Qual é o perfil das vagas de secretariado no estado do Paraná?
  • Questão para uma pesquisa acadêmica que buscará conhecer os perfis das vagas de secretariado do estado do Paraná

Pois bem, para cada proposta de pesquisa, haverá uma questão a ser respondida, uma dor que será sanada. Esse problema conversará diretamente com o objetivo central da investigação. Vejamos:

  • Em que medida a Covid-19 impactou na atuação do profissional de secretariado?
  • Objetivo: Analisar o impacto da Covid-19 na atuação secretarial.

  • Como potencializar os resultados e padronizar as práticas secretariais no âmbito da empresa X?
  • Objetivo: Estabelecer fluxos para as atividades secretariais da empresa X.

  • Qual é o perfil das vagas de secretariado no estado do Paraná?
  • Objetivo: Conhecer os perfis das vagas de secretariado do estado do Paraná.


Tudo se conecta no final, por isso falamos de metodologia, um conjunto de passos, métodos, que caminham juntos para o alcance de determinado objetivo. Fez sentido para você? Espero que sim.

Nesse sentido, a metodologia de uma pesquisa acadêmica ou profissional, tende a seguir quatro fases básicas, são elas:

  • Fase 1 - Estabelecendo a abordagem de pesquisa - nela você especifica o pano de fundo metodológico que estará por trás de toda a análise;
  • Fase 2 - Demarcar a modalidade de pesquisa - para cada modalidade, teremos uma aplicação. No caso do secretariado, algumas são mais comuns, como: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva, pesquisa bibliográfica, estudo de caso, dentre outras;
  • Fase 3 – Definir as técnicas de coleta de dados – elas podem ser diversas a depender da pesquisa que se desenvolve. É comum no secretariado usarmos a entrevista, o questionário, o fichamento como técnicas;
  • Fase 4 – Designar qual será o método de análise dos dados obtidos – pode ser uma revisão de literatura, para pesquisas bibliográficas; como análise de conteúdo; análise de discurso; tabulação de dados; categorias de análise, dentre outros.

Para essa semana, foquemos nossa análise na fase 1.


FASE 1 - Estabelecendo a abordagem de pesquisa

Quando se fala de pesquisa quantitativa ou qualitativa, não falamos de uma modalidade de metodologia especificamente, mas sim de uma abordagem metodológica. Sendo assim, é necessário verificar qual é a abordagem adotada em sua pesquisa, conforme os objetivos que você estabeleceu e os dados que utilizará (SEVERINO, 2007).

Vejamos um exemplo: estou pesquisando um grupo de profissionais de secretariado, para colher os dados eu optei por entrevistar cada um deles. Como os dados obtidos são relacionados à visão de cada um, buscaremos verificar em que medida as respostas obtidas se encontram ou se distanciam, agrupando-as em pequenos blocos de análise. Como faremos uma análise das falas, ainda que investiguemos elos e repetições nelas, nossa pesquisa terá abordagem qualitativa, pois analisaremos a qualidade (o conteúdo) das falas. Vale dizer que já existem métodos e programas que analisam quantitativamente dados tipicamente qualitativos.

Resumindo, a abordagem qualitativa foca a análise na qualidade do conteúdo obtido, normalmente composto por respostas abertas ou dados teóricos, não quantificáveis.

Já a abordagem quantitativa foca na incidência de respostas quantificáveis, comumente compostas por questões fechadas, com opções de resposta delimitadas pelo pesquisador.

Existe uma terceira via que é a da abordagem quali-quanti, focando em análises de dados que são qualitativos e quantitativos em simultâneo. Exemplo: fiz um formulário para colher dados, nele temos perguntas fechadas (com respostas pré-determinadas para o respondente escolher uma opção) e perguntas abertas (que o sujeito de pesquisa responderá com suas palavras), logo, para a análise, teremos dados quantificáveis, obtidos nas questões fechadas, e qualificáveis, obtidos nas questões abertas.

No secretariado, as três abordagens são bem utilizadas e apropriadas pelo pesquisador.

Na semana que vem estarei aqui, neste mesmo horário, para conversar com você sobre a Fase 2 – Modalidade de pesquisa.

 

REFERÊNCIAS

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SANTOS FILHO, José C. dos. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático, p. 13-59.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.


Como citar este texto no seu trabalho acadêmico:

MOURA, Jefferson Sampaio de. Fases do processo de pesquisa secretarial: a questão da abordagemBlog Um Sampaio, 2022. Disponível em <inserir link> . Acesso em XX mês de ano.


Comentários

Postagens mais visitadas