Vestir-se bem é um ato político



Vestir-se bem: usar peças que valorizam seu corpo, atemporais (que não estão ligadas a modismos do momento), com materiais de qualidade que garantirão maior durabilidade e economia financeira, pois você terá a peça por mais tempo.

A moda atemporal, que não está ligada a um período específico do ano ou movimento, é coringa no guarda-roupa de pessoas bem sucedidas. Exceto fashionistas, artistas e profissionais da moda, as variações e oscilações no modo como nos vestimos pode prejudicar o modo como enxergam e leem a nossa marca pessoal, pois tais variações costumam estar relacionadas à inconstância e falta de autoconhecimento.

A constância é um ponto crucial na construção da marca profissional e pessoal: no modo como nos comunicamos, relacionamos, vestimos, o que estudamos, lemos, os lugares que frequentamos, dentre outros.

Voltando ao mundo da moda, é fundamental entender que ele é um campo simbólico de disputa, construção de identidades, modalização de comportamentos e divisão de grupos. Intuitivamente dividimos as pessoas em grupos só pelo modo como se vestem (não é intuitivo, há uma formação simbólica para acreditarmos que determinada roupa pertence a determinado grupo), tanto que é natural elogiarmos as pessoas com um "nossa, como você está elegante", quando ela está vestida com uma roupa que entendemos ser elegante. Falamos então de identidade visual, identidade fashion coletiva.



Compreender isso é necessário para conseguirmos usar estrategicamente a moda para rompermos muros muito bem consolidados, quando estamos planejando a nossa carreira e marca pessoal.

Se quero conquistar espaço em um determinado grupo, preciso analisar como ele se posiciona, o que consome e como se veste. Quando me adapto a ele, sem ter consciência dos limites dessa relação, ocorre o que chamamos alienação, pois você não está no controle da situação. Quando você usa estrategicamente essa informação para fazer as performances certas, nos momentos certos, você está sendo intencionalmente objetivo.




Pois bem, vista-se bem e conquiste espaços. Não falo de grifes, o que não anula também, mas sim buscar construir um armário que esteja alinhado aos seus objetivos de vida e profissionais. Sim, você merece ter peças de qualidade no seu guarda-roupa que durarão mais tempo e com isso ter economia financeira. Sim, você pode ter peças atemporais que te permitam entrar em um maior número de lugares sem ter que se preocupar em comprar roupa nova para cada nova situação.




Por fim, se você quer peças de maior qualidade gastando pouco, os brechós são uma boa opção. No look abaixo, por exemplo, estou usando um sapato de camurça italiano second hand (de segunda mão) que paguei R$48,00 reais e um blazer de camurça Giorgio Armani que me custou R$100,00 reais em um brechó. Nisso, não só economizo, mas garanto peças de qualidade no meu armário, mantenho o que chamam de elegância e ainda faço a moda circular, garantindo minha pequena contribuição para a sustentabilidade fashion.


E você, já havia parado para pensar que você poderia romper muros com o modo como você se veste? 

No mais, nos vemos no próximo texto e se gostou, comente e compartilhe com seus contatos.





Imagens: Pinterest
Montagens via Canva

Comentários

Postar um comentário

Compartilhe conosco a sua opinião.

Postagens mais visitadas