Personal Branding & Mundo dos Negócios


"Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca para despertar sensações e criar conexões". 

(Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/blog/o-que-branding/)

Diferenciemos alguns conceitos que perpetuam o debate sobre estilo e branding. O primeiro, marca pessoal, refere-se à essência do sujeito, a sua identidade enquanto pessoa que se constituiu como indivíduo no decorrer de sua história de vida, aqui entram as vivências que fazem parte de nossa história e que embasam as nossas posturas e decisões; o segundo é o marketing pessoal, referente à atuação estratégica para promoção da marca, especialmente, e do seu valor perante o grande público; por fim, o personal branding, gestão da marca pessoal de modo crítico e analítico, envolvendo um planejamento estratégico que não só promove, mas faz um trabalho forte de autoanálise e autoconhecimento, de modo a construir uma marca coerente.

homem de negócios

Enquanto a promoção da marca, no
marketing pessoal, busca explorar as potencialidades do sujeito, muitas vezes "silenciando" os defeitos, o branding focará em um trabalho mais profundo e especializado. Nesse segundo, as análises são fundamentais para a compreensão da marca pessoal, de modo a trabalhá-la sem precisar "esconder" ou silenciar aspectos de melhoria, pois pode habitar aí a conexão com o grande público, afinal quem é perfeito? Ninguém.

A grande questão é que esse processo se dá em uma linha muito tênue, afinal não podemos mostrar tudo para o grande público, muito mesmo escancarar nossos pré-projetos para pessoas que não poderão contribuir para a execução e êxito deles. Surge aí o que chamo Pirâmide do Estilo Pessoal ou Pirâmide da Marca Pessoal.


Como é possível ver na imagem, existem três blocos de análise: a base, constituída pela personalidade e pelo estilo; o centro que é o reservado; e o topo que é a mensagem.

Na fase de análise e construção da base, analisa-se o estilo pessoal com base em gostos, valores e objetivos de vida. Neste processo, observa-se a concepção política; os valores religiosos; o gosto musical; os lugares que gosta de frequentar; marcas que gosta de usar; o que gosta de ler; passatempos, dentre outros aspectos de estilo pessoal.

Para quem tem dificuldade de realizar esse processo sem um instrumento básico, recomendo fazer o Teste de Personalidade. Clique aqui para fazê-lo gratuitamente.

No reservado, é o momento de analisar as nossas próprias limitações e o que ainda não estamos preparados para trabalhar, seja por questão financeira, disponibilidade emocional ou tempo. O quê deixar reservado? Preconceitos, planos profissionais, projetos, vida pessoal e medos, podem ser alguns itens a manter em sigilo para evitar inimizades e desconfortos. Em relação a esse aspecto, muitos profissionais pecam por acreditarem que ter um "gênio forte" é uma qualidade louvável, enquanto vivemos em uma sociedade que exige, cada vez mais, maleabilidade e adaptabilidade.

No topo, temos a mensagem que emitiremos ao grande público com base nessa análise prévia do perfil e do que manter reservado. Qual é a mensagem que você quer passar para as pessoas ao seu redor? Nesse aspecto, define-se limites pessoais, afinal a performance é algo natural: o modo como nos relacionamos com nosso companheiro difere do modo como lidamos com nossa chefia no trabalho. Intimidades inexistentes devem ser evitadas. Torna-se necessário refletir criticamente acerca da mensagem que deseja passar no trabalho, na vida pessoal (familiares, amigos), nas redes sociais e nos lugares onde você passa, afinal a primeira impressão muitas vezes é a que fica. 

análise de imagem


Nesta fase, ocorre a análise das suas posturas, dos seus comportamentos e do seu visual. Reflete-se, como forma de gestão de risco e de imagem e prevenção, o impacto de determinados posicionamentos e a aderência deles à marca pessoal promovida. Os valores defendidos, a missão pregada e os posicionamentos acerca dos diversos nichos de trabalho de determinado sujeito devem caminhar em uma mesma linha de raciocínio, de modo a evitar incoerências e crises de marca. Observa-se também o modo como nos apresentamos ao mundo fisicamente: o que se veste, o que se usa, higiene pessoal e cuidados físicos. Nesse processo, a higiene e o minimalismo (menos é mais) precedem os padrões de beleza midiáticos.

Somados a isso, pensando mais especificamente na marca profissional, torna-se necessária, ainda, a plena consciência do impacto de seu trabalho, bem como a ciência se o seu potencial competitivo, algo único e individual, é percebido nos resultados da organização.


A reputação, outro conceito muito explorado no personal branding, dá-se como resultado da execução ou não de um plano de marca. Reputações positivas se dão não na ilusão, mas na coerência entre o que se prega e o que se faz, na linearidade da mensagem que transmite com o perfil pessoal e os silêncios intencionalizados. Junto a isso, sempre junto a isso, as entregas profissionais precisam seguir esta mesma linearidade. É este o conjunto que embasa a marca pessoal de um profissional de sucesso.

Uma boa reputação é o que gera influência, confiança e credibilidade. Estamos tendenciados a seguir marcas que SIGNIFICAM algo para nós, seja ao nível de confiança/credibilidade (baseado nas entregas feitas por determinado profissional ou marca) e/ou influência (quando há a recomendação de quem já esteve ou se apropriou do serviço ou produto de determinado profissional ou marca).

O que não se deve perder de vista é o fato de que marcas são analisadas constantemente, incluindo marcas pessoais, seja pelo que disse, seja pelo que não disse. Por isso, é fundamental ser estratégico, inclusive nos silêncios.

homem de negócios

estilo masculino

mulher de negócios

Fonte das imagens: Pinterest (todas as fotos estão salvas em pastas no perfil EstiloNosNegócios)



Comentários

Postagens mais visitadas