Docência: possibilidade de atuação para assessores executivos


Com a criação de cursos superiores na área de secretariado executivo na segunda metade do século XX, em todo o Brasil, uma nova demanda surge: a de profissionais para atuar na formação de assessores executivos. 


Inicialmente, até por uma questão de logística relacionada às peculiaridades das Universidades e Faculdades, os colegiados de cursos eram constituídos por profissionais de diversas áreas do conhecimento, não necessariamente do secretariado. Com o passar dos anos, este cenário se transformou e hoje é possível encontrarmos vários docentes ativos na área, com formação inicial no Secretariado Executivo. 


Nesse sentido, a docência passa a ser uma das muitas possibilidades de atuação do profissional de secretariado. E é a partir deste pressuposto que construo este texto para quem deseja seguir essa carreira. 


Listo abaixo os pré-requisitos para quem deseja atuar como docente: 


Se você deseja atuar em cursos de graduação, você deverá ter, no mínimo e obrigatoriamente, uma especialização. Sugiro que seja na área da docência, assim você se aproximará dos debates educacionais, importantes para o desenvolvimento das suas futuras práticas didático-pedagógicas, as relacionadas ao planejamento e organização de aulas e processos avaliativos.


Alguns editais para atuar na docência em cursos técnicos não exigem formação ao nível de pós-graduação, mas podem te solicitar um curso de licenciatura que pode ser adquirido via complementação pedagógica, curso de formação de professores que dura em torno de um ano e ao término você recebe o diploma de uma licenciatura.


A especialização, no mínimo, será sempre um diferencial, mesmo quando não exigida em edital, pontuando na análise de títulos e te garantindo a possibilidade de seguir para a prova prática.


A prova prática normalmente é uma aula que você dará para uma banca examinadora, nela serão avaliadas as suas aptidões docentes: capacidade de argumentação, planejamento lógico da aula, avaliação coerente com o conteúdo ministrado, organização didático-pedagógica, postura, entonação vocal e uso dos recursos disponíveis.


Todo docente necessita de conhecer e ter uma formação, mesmo que básica, em didática e planejamento pedagógico. É preciso saber planejar uma aula, construir um plano de ensino, estabelecer avaliações coerentes à proposta filosófica adotada em sala, estabelecer competências e habilidades que deseja propiciar o desenvolvimento por meio de sua aula, estabelecer estratégias de uso dos recursos didáticos com intencionalidade, dentre outros aspectos. Para isso, um curso de especialização em Docência do Ensino Superior ajuda e muito.


Para atuar em universidades públicas, um mestrado é exigido. Para vagas que não exigem o mestrado, ele será um diferencial e tanto na análise de títulos.


Conheça bem e leia bastante sobre a área, a todo momento. Manter-se atualizado sobre a área e o mercado de trabalho relacionado a ela será um diferencial na sua prática didático-pedagógica, afinal você irá trabalhar com formação profissional.


Para atuar como docente é preciso formação específica relacionada à didática e ao planejamento pedagógico. Não basta conhecer a área de secretariado e ter atuado nela, é preciso saber construir e transmitir conhecimentos e estabelecer mecanismos de aprendizagem para os discentes do curso. Essa formação didático-pedagógica é ofertada em licenciaturas, cursos de graduação de formação de professores e em cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e/ou doutorado) em educação. Fique atenta/o! 


Cursos de curta duração não habilitam para a docência. É necessária, repito, no mínimo, uma especialização. Sugiro que essa seja em Docência do Ensino Superior, repito, pois te ofertará insumos necessários para o planejamento didático-pedagógico de suas aulas e de suas disciplinas. 


Concluindo, sem finalizar o debate, acho importante salientar que a docência não é um puxadinho para renda extra, ela exige formação, leitura e atualização constante do profissional que a escolhe como área de atuação. Assim como outras profissões, mesmo não tendo uma Lei de Regulamentação, a docência exige formação e por meio dela é possível se desenvolver enquanto docente. Necessitamos de romper a ideia de que a docência é um dom que vem de berço. Ela é um ramo profissional e, com formação específica, qualquer um pode atuar nela, é claro que respeitando as limitações, interesses e motivações de cada um. 

Comentários

Postagens mais visitadas